Certamente que passaste a infância a ouvir coisas como “há pessoas a passar fome e tu a brincar com a comida”. Mas o desperdício alimentar não é nenhuma brincadeira, trata-se do uso desnecessário de recursos naturais e a poluição do ambiente sem qualquer benefício para a humanidade.
Desperdício alimentar é quando alimentos destinados ao consumo humano acabam por ser descartados e ocorre ao longo de toda a cadeia de produção alimentar, desde o campo até ao consumo.
Este tipo de desperdício é maior no consumidor final, que somos nós, que chegamos a ser responsáveis por aproximadamente 30% dessas perdas neste setor. Para que tenhas uma ideia, todos os anos, cerca de 1 milhão de toneladas de comida é perdida em Portugal (e tu pensas que somos um país pequeno!).
Isto acontece porque muitas vezes não prestamos atenção aos prazos de validade, não guardamos os alimentos de forma adequada, nem lemos corretamente os rótulos. Sabias, por exemplo, que a carne ao ser congelada dura muito mais tempo do que o seu prazo de validade?
Sabias que na cantina podes pedir para colocar menos quantidade, ou trocar o arroz por mais salada, se é disso que gostas?
Para que não desperdices comida, CR7, Amália, Bill Gates e outras personalidades estão à entrada da cantina a lembrar-te de que deves alimentar-te de forma sustentada. Esta é mais uma iniciativa da Académica.